Quando alguém faz apenas o ajuste geométrico (alinhamento) sem balancear corretamente as rodas, ou quando existem problemas mecânicos ocultos (roda empenada, bolha no pneu, buchas com folga), a sensação de vibração no volante pode persistir — ou até aparecer depois do serviço. Abaixo, listamos as causas mais recorrentes e o que fazer em cada caso.
O balanceamento equilibra massas da roda/pneu. Se não foi feito ou foi mal executado, a vibração aparece em velocidade média/alta (60–120 km/h).
Retornar à oficina para balanceamento dinâmico; na Garagem 016 usamos balanceadora digital e testamos em até 2 minutos por roda.
Bolhas internas (separação da carcaça) provocam vibração irregular que não some com balanceamento.
Inspecione visualmente os pneus procurando deformações no flanco. Em caso de bolhas internas, a vibração persiste mesmo após o balanceamento.
Pequeno amassado na roda causa vibração mesmo com pneus em bom estado. Encontramos esse problema em colisões leves e buracos fortes.
Rode o veículo em baixa velocidade: se a vibração aumentar em curva ou após impacto, pode ser roda empenada.
Se você notar qualquer um destes sinais:
A Garagem 016 oferece diagnóstico completo com equipamentos profissionais e técnicos especializados.
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Evite rodar longas distâncias. Vibração forte pode causar perda de controle ou danificar componentes (rolamentos, buchas, pneus).
Balanceamento, inspeção de pneus (bolha), verificação de roda empenada, torque das porcas e checagem de buchas/terminais.
Normalmente 30–45 minutos (diagnóstico + teste em estrada curta). Se precisar de desmontagem, será informado no orçamento.
Se o volante vibra mesmo depois do alinhamento, traga o carro para um teste prático. Nossa equipe especializada fará um diagnóstico completo do seu veículo.
Agendar AgoraAtendimento na Rua dos Aliados, 581, Ribeirão Preto. Segunda a sexta, das 08h às 18h.